A importância da doação de sangue
A doação de sangue tem o poder de salvar vidas, especialmente de pessoas que necessitam de tratamentos e intervenções médicas como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias. Uma única doação pode salvar a vida de até quatro pessoas! E apesar de ser tão importante, ainda são baixos os números de doações, por conta do medo que a falta de informação sobre o assunto pode causar. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, por exemplo, a doação não afina o sangue. O que acontece após a doação de sangue, é a reposição do volume e componentes do sangue para o estado natural de antes da doação. Além disso, a coleta do sangue é super rápida (cerca de 15 a 20 minutos), indolor e segura (todo o procedimento é feito com material esterilizado, descartável) para não apresentar nenhum risco para o doador.
Regras para doar sangue:
Antes de doar sangue, é necessário que o candidato cumpra alguns pré requisitos que são definidos por normas nacionais e internacionais, a fim de garantir a segurança tanto dos doadores quanto dos receptores. Também é importante destacar que a doação deve ser consciente, portanto, é fundamental ser sincero na entrevista. A honestidade também salva vidas. Confira quais são os requisitos básicos para doação de sangue:
● Se alimentar adequadamente: o candidato não pode estar em jejum e precisa priorizar alimentos leves (nada de “bacon”, ovos, feijoada, etc.) e aguardar pelo menos 3 horas para doação após qualquer refeição.
● Se hidratar bastante: a doação corresponde a 450 ml de líquido que saem do seu organismo, portanto esse fator é fundamental.
● Ter o peso mínimo (50kilos): o volume de sangue total a ser coletado pode variar de acordo com o peso do doador. Para os homens, não pode exceder a 9ml / kg peso e, para as mulheres, a 8ml / kg peso.
● Ter entre 16 e 69 anos. Em caso de pessoas menores de 18 anos, é necessário documento de autorização de pais ou responsáveis.
● Ter descansado bem e dormido ao menos 6 horas nas últimas 24 horas que antecedem a doação.
● Apresentar documento de identificação, como Carteira de Identidade ou cópia autenticada; Cartão de Identidade de Profissional Liberal; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Carteira Nacional de Habilitação, digital ou física; RNE - Registro Nacional de Estrangeiro; Título de Eleitor Digital, desde que tenha a foto; e Passaporte brasileiro com filiação.
O que impede a doação de sangue temporariamente:
• Não respeitar os itens mencionados acima;
• Estar grávida ou amamentando;
• Ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
• Ter feito tatuagem ou maquiagem definitiva há menos de 12 meses.
O que impede a doação de sangue permanentemente:
● Hepatite após os 11 anos de idade;
● Doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV);
● Doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;
● Uso de drogas ilícitas injetáveis;
● Alcoolismo crônico;
● Cardiopatas graves;
● Mal de Parkinson;
● Malária
Onde posso doar sangue:
Para doar sangue, basta entrar em contato com a unidade de coleta de sangue mais próxima da sua região. Aproveite essa oportunidade para fazer parte dessa corrente. Sinta-se bem por fazer o bem! Quer ficar pertinho de tudo que acontece em nosso Ninho?
Acompanhe nosso dia a dia e novidades em primeira mão em nosso Instagram: @casaninhocaccc
Comments